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ARtigos

  • Brocardo, J., Delgado, C., Mendes, F., & Ponte, J.P. (2022). Ações do professor e desenvolvimento do raciocínio matemático durante a discussão coletiva de uma tarefa. Educación Matemática, 34(2), 101-133. [Acesso]
  • Brunheira, L. (2020). Raciocínio espacial e pensamento algébrico: o estabelecimento de conexões na formação inicial de professores. Da Investigação às Práticas, 10(2), 69-89. [Acesso]
  • Brunheira, L., & Ponte, J. P. (2018). Definir figuras geométricas: Uma experiência de formação com futuras professoras e educadoras. Quadrante, 27(2), 133-159. [Acesso]
  • Brunheira, L., & Ponte, J. P. (2018). Desenvolvendo o raciocínio espacial na formação inicial de professores dos primeiros anos. Zetetiké26(3), 464-485. [Acesso]
  • Brunheira, L., & Ponte, J. P. (2019). From the classification of quadrilaterals to the classification of prisms: An experiment with prospective teachers. Journal of Mathematical Behavior, 53, 65-80. [Acesso]
  • Brunheira, L., & Ponte, J. P. (2019). Justificando generalizações geométricas na formação inicial de professores dos primeiros anos. BOLEMA, 33(66), 88-108. [Acesso]
  • Cabral, J., Oliveira, H., & Mendes, F. (2019). O pensamento funcional e a capacidade de perceber o pensamento funcional de futuras educadoras e professoras dos anos iniciais. Educação Matemática Pesquisa, 21(3), 50-74. [Acesso]
  • Cabral, J., Oliveira, H., & Mendes, F. (2021). Preservice Teachers’ Mathematical Knowledge about Repeating Patterns and their Ability to Notice Preschoolers Algebraic Thinking. Acta Scientiae, 23(6), 30-59. [Acesso]
  • Cabral, J., Mendes, F., & Oliveira, H. (2022). A capacidade de noticing do pensamento algébrico dos alunos: um estudo na formação inicial. Quadrante, 31(1), 28–53. [Acesso]
  • Conceição, J., & Rodrigues, M. (2020). Processos de raciocínio espacial na representação de figuras 3D por alunos do 1.º ano do ensino básico. Quadrante29(1), 115-139. [Acesso]
  • Mata-Pereira, J., & Ponte, J. P. (2017). Enhancing students’ mathematical reasoning in the classroom: Teacher actions facilitating generalization and justification. Educational Studies in Mathematics, 96(2), 169–186. [Acesso]
  • Mata-Pereira, J., & Ponte, J. P. (2018). Teacher’s actions to promote students’ justifications. Acta Scientiae, 20(3), 487-505. [Acesso]
  • Mata-Pereira, J., & Ponte, J. P. (2018). Promover o raciocínio matemático dos alunos: uma investigação baseada em design. BOLEMA, 32(62), 781-801. [Acesso]
  • Mendes, F., Delgado, C., & Brocardo, J. (2022). Challenges faced by Preservice Teachers in Planning and Exploring Tasks that Promote Mathematical Reasoning. Acta Scientiae 24(4), 147-182. [Acesso]
  • Morais, C., Serrazina, L., & Ponte, J. P. (2018). Mathematical reasoning fostered by (fostering) transformations of rational number representations. Acta Scientiae, 20(4), 552-570. [Acesso]
  • Oliveira, H, & Henriques, A. (2021) Preservice Mathematics Teachers’ Knowledge about the Potential of Tasks to Promote Students’ Mathematical Reasoning. International Journal of Research in Education and Science, 7(4), 1300-1319. [Acesso]
  • Ponte, J. P., Quaresma, M., & Mata-Pereira, J. (2020). Como desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula? Educação e Matemática, 156, 7-11. [Acesso]
  • Rodrigues, M., Brunheira, L., & Serrazina, L. (2021). A framework for prospective primary teachers’ knowledge of mathematical reasoning processes. International Journal of Educational Research, 107. [Acesso]
  • Santos, L., Mata-Pereira, J., Ponte, J. P., & Oliveira, H. (2022). Teachers’ Understanding of Generalizing and Justifying in a Professional Development Course. EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 18(1). [Acesso] 
  • Vieira, W., Rodrigues, M., & Serrazina, L. (2020). O conhecimento de futuros professores sobre os processos de raciocínio matemático antes e depois de uma experiência de formação. Quadrante, 29(1), 8-35. [Acesso]

Relatórios, Dissertações e teses

  • Nunes, S. (2021). As justificações matemáticas dos alunos no tópico Equações do 1.º grau no 7.º ano de escolaridade (Relatório de Prática de Ensino Supervisionada, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa). [Acesso]
  • Rodrigues, M. T. (2021). Raciocínio matemático dos alunos do 10.º ano na aprendizagem da função módulo através da diversidade de tarefas (Relatório de Prática de Ensino Supervisionada, Instituto de Educação da Universdiade de Lisboa). [Acesso]
  • Silva, S. M. (2019). A argumentação no estudo do limite de funções : um estudo com alunos do 11º ano (Relatório de Prática de Ensino Supervisionada, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa). [Acesso]
  • Toureiro, T. (2022). O raciocínio matemático e a motivação de alunos do 9.º ano na aprendizagem das inequações (Relatório de Prática de Ensino Supervisionada, Insituto de Educação da Universidade de Lisboa).